EQUAÇÃO GERAL DE GRACELI.
G ψ = E ψ = Eψ ω Mom= [/ ] / / = ħω [Ϡ ] [ξ ] [,ς] ψ μ / h/c ψ(x, t) [x t ]..
Regra de Born- Graceli em ordenação de tempo.
G ψ = E ψ /ψ(x, t) [x t ]../ /
G ψ = E ψ / ψ μ / h/cψ(x, t) [x t ].. //
G ψ = E ψ = Eψ ω Mom= [/ ] / / = ħω [Ϡ ] [ξ ] [,ς] ψ μ / h/c ψ(x, t) [x t ].. / /
A Regra de Born (também chamada de Lei de Born) é uma lei da física da mecânica quântica que nos dá a probabilidade que uma medição irá produzir um resultado num sistema quântico. Esta regra foi nomeada em homenagem do físico alemão Max Born.
A regra de Born é um dos princípios mais importantes da interpretação de Copenhaga da mecânica quântica. Houve muitas tentativas de obter esta regra a partir dos fundamentos da mecânica quântica, mas ainda não há resultados conclusivos.[1]
Definição
A regra de Born diz que se um observável corresponde a um operador adjunto com espectro discreto ele será medido num sistema com função de onda normalizada (veja Notação Bra-ket), então:
- O resultado da medição será um dos valores próprios de
- A probabilidade da medição de um valor próprio será dada por , onde é a projeção no espaço de correspondente à .
No caso onde o espectro de não é completamente discreto, o teorema espectral mostra a existência de uma certa medida espectral , que será a medida espectral de . Neste caso a probabilidade de resultado que a medição retornará se encontra num conjunto e será dada por .
Na teoria quântica de campos a ordenação de tempo é útil para tirar produto de operadores. Esta operação é designada por [1]. Para dois operadores A (x) e B (y), que dependem em locais de espaço-tempo x e y nós definimos:
Aqui and designam as coordenadas-tempo dos pontos x e y.[2]
De forma explícita temos
Comentários
Postar um comentário